18/03/2009

O FRIO NÃO EXISTE


Diz o conhecido ditado popular: "O frio é psicológico".

Como a maioria dos ditados populares, este também tem um fundo de verdade. Na verdade o frio não é uma entidade física. Ele não existe. Mas para explicar isso precisamos falar primeiro do seu oposto: O CALOR. O calor de fato existe, tanto que conseguimos visualizá-lo com aparelhos específicos que detectam radiação infravermelha. O Calor é definido na física como uma energia em movimento. Mais especificamente, uma forma de energia que sempre está se movimentando dos corpos de maior temperatura para os corpos de menor temperatura.

Por exemplo: todos seres humanos são seres chamados de homeotermos, isto é, tem temperatura corpórea constante. A temperatura do corpo humano é 36 graus Celsius. Esta temperatura não pode aumentar nem diminuir. Quando aumenta ficamos com febre. Quando diminui estamos com hipotermia. Então, digamos que hoje a temperatura do ambiente esteja 20 graus Celsius. Neste caso, o calor estará saindo do nosso corpo em direção ao ambiente. Mas se a temperatura do ambiente ultrapassar os 36 graus o fluxo de calor inverte: o calor começa a vir do ambiente para o nosso corpo.

Portanto, sentimos "frio" quando uma grande quantidade de calor deixa o nosso corpo rapidamente. Sentimos "calor" quando muito calor fica retido no nosso corpo. O FRIO é simplesmente um estímulo elétrico enviado pelo nosso cérebro para nos avisar que estamos perdendo muito calor. "Frio é psicológico". Ele não existe. Neste sentido, poderíamos dizer que FRIO É SIMPLESMETE A AUSENCIA DE CALOR. Ou, em outras palavras, que sentimos frio quando estamos perdendo muito calor para o ambiente.

24 comentários:

  1. Achei muito bom pois explica muito bem sobre o assunto frio não existe e possível mente frio pode ser psicológico.

    ResponderExcluir
  2. No entanto o que eu precisava Ricardo esclareceu, com essa texto pode explicar o pq o frio realmente não existe.Minha pesquisa Com alguns ajustes ficou ótima. Muito obrigada ....
    Roberta

    ResponderExcluir
  3. parabéns escreveu muito bem e deu pra entender tudo!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom!!! Cientificamente ele nao existe!!!!
    ou ainda nao conseguiram esclarecer!!!mas nem td precisa ser comprovado cientificamente para que possamos acreditar...
    Eu acredito que existe frio sim, e que nao seja a ausencia do calor, pq se ele acontece é porq existe!!! Muitos cientista nao acreditam em deus, porq nunca consegiram cientificamente uma resposta, mas sera que precisamos sempre da Ciencia para acreditar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ouve, tens compreende que o frio é uma manifestação do nosso corpo que permite o agente corporal interpretar que necessita de calor - por isso manda sinais (sensação de frio) para que possamos reagir - e assim não entrar em hipotermia por ignorancia. Vês, JAPA, há formas que ignoras que faz o teu corpo sair da ignorancia? Queres tentar também?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. eu queria saber se tem alguma chanse de existir vampiros?

    ResponderExcluir
  6. JAPA,
    Você falou bem: "nem tudo precisa ser comprovado cientificamente para que possamos acreditar" - Isto foi abordado no site no tópico "Tomé, o incrédulo".

    O que se está sendo abordado neste tópico, contudo, é simplesmente que o frio é um termo criado para representar uma situação física onde o calor é escasso, ou, onde a quantidade de energia presente é desconfortável para o ser humano, que precisa de uma quantidade mínima de calor para manter os seus processos vitais.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a JAPA!
    Pra mim o frio existe sim,ele pode até ser ausência de calor,mas se é por isso q ele ñ existe,então eu descordo...Pq se for assim o preto tb ñ existe,é imaginação da cabeça de todos nós, pq preto é ausência de cor. A diferença é q ele se estuda,pq tem tonalidade e tal.
    Mas ai vem a física dzr q o frio ñ existe pq a própria ñ consegue estudá-lo!Eu acho q existem muitas coisas além do q a Fisica pode estudar,coisas além do conhecimento humano,por isso ñ aceito,e ñ concordo com suas explicações!Quem somos nós,quem é a Física p vir dizer q algo ñ existe pelo simples fato do conhecimento humano ñ conseguir estuda-lo ou coisa do tipo?!

    Enfim,acredito sim q o frio exista,assim como acredito em Deus,outro q a ciência tb ñ consegue provar a existência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. frio não existe...frio é uma palavra inventada por nós para explicar de forma rápida a ausência de calor q sentimos...assim como a escuridão.e isto só prova q realmente fomos criados por deus e q ele existe mesmo...pq diz a bibila q no principio deus criou a luz,portanto a luz passou a existir,ao contrario da escuridão q simplesmente é a ausência dessa mesma criação de deus.diz a biblia q deus é abundante em energia,e tudo q conhecemos e q existe é ou tem energia ao contrário do frio q não tem energia nenhuma...

      Excluir
  8. É. Tudo o que eu e meu professor conversamos se resume a isso. Entretanto, acho que ninguém é obrigado a acreditar na física. Existem cálculos matemáticos que confirmam isso, se eu não estiver enganada. Assim como tem pessoas que não acreditam na existência de Deus, existem pessoas que não acreditam na física, é relativo. Mas os cientistas acreditam em Deus só não sabem como Ele é, suas característica. Um fato disso é quando eles não sabem explicar tal coisa a resposta é DEUS. Até porque existem coisas inexplicavéis.

    ResponderExcluir
  9. Na verdade o que o articulista tentou demonstrar é que o frio na realidade é uma sensação térmica que nosso corpo capta através de seus sensores.
    No mais, tudo é temperatura, desde o zero absoluto até a mais elevada.

    ResponderExcluir
  10. Frio não existe, o que existe é ausência de calor.
    Deus existe, quem não acredita é devido a ausência de fé. :)

    ResponderExcluir
  11. Balela. Esse papo de que "frio não existe" é resultado de uma grande confusão. Concordo com o Positiva Treinamentos: "tudo é temperatura". Frio e calor são sensações, como o próprio autor mais ou menos reconheceu no começo do texto dizendo "é psicológico" -- na verdade não apenas psicológico, mas principalmente sensorial. Se formos partir do mesmo raciocínio usado para concluir que o frio não existe, também vamos concluir que o calor não existe, porque um é o outro lado da moeda do outro; isso é uma constatação lógica. A questão mesmo não é "o que existe" ou "o que deixa de existir" e sim como descrevemos um fato da natureza. Novamente: calor ou frio, tudo é temperatura.

    ResponderExcluir
  12. Tudo que é empirico existe, portanto frio existe para todos os que ele sentem! Para a existência de algo, não é preciso só de energia. Outras coisas podem sim agir em nosso corpo sem serem capazes de tal ato. Prova disto, o frio!

    ResponderExcluir
  13. Não concordo que o frio não existe. Sendo ele um fenômeno constatável pelos sentidos, uma sensação resultante da perda de calor, logo ele existe. Se ele é sensível, é também real, embora só exista como resultado da falta do calor. Talvez o nome frio é que não seje apropriado. Seria mais correto, embora nada prático, chamar de ausência de calor ou perda significativa de calor.

    ResponderExcluir
  14. Céus, será que os cristãos não percebem que isso não nos ajuda um pouco com os que não acreditam em Deus?
    O frio não existe. E podemos usar esse fato cientifico pra provar que Deus existe.
    Pois nós, mesmo sabendo que o frio não existe, acreditamos nele. E logo, as pessoas que dizem não acreditar em Deus porque nunca viram ou sentiram, estão erradas. Pois podemos sim acreditar em uma coisa com a qual não vemos.

    ResponderExcluir
  15. SE O FRIO Ñ EXITE OQ SENTIRÍAMOS QUANDO PERDERMOS CALOR SERIA NADA,Ñ SENTIRÍAMOS O OPOSTO DO CALOR ,E AUSÊNCIA Ñ ANULA A EXISTÊNCIA ,IGNORÂNCIA FALAR Q O FRIO É ESTÍMULOS CEREBRAIS , OS ESTÍMULOS CEREBRAIS SÃO OS AVISOS DE ALGO Q ESTÁ ACONTECENDO ,SE EXISTISSE Ñ HAVERIA PERDA CALOR, SE EXISTE A BAIXA TEMPERATURA É PQ EXISTE OQ MEDIR TERMICAMENTE. Ñ PODEMOS SENTIR CALOR SEM SABER OQ É O FRIO .

    ResponderExcluir
  16. O que ninguém tá levando em conta, é que o ser humano precisa estar com 36°, obviamente, se a temperatura é menor, nos fará SENTIR frio, pois nosso organismo precisa estar na temperatura correta, para que não ocorra, como no site diz, uma hipotermia.
    Poxa, frio é só uma palavra usada pra distinguir os nossos sentidos, caramba. Que ignorancia de quem distorce tudo e tem sempre que colocar "Deus" no meio das coisas.

    ResponderExcluir
  17. Como explicar as frentes frias? Como elas se formam? Como elas avançam de um lado para outro se não existe frio? Por que existem estações quentes e frias?

    ResponderExcluir
  18. Bem a palavra frio pode ter dois conceitos: primeiro conceito ela eh uma sensação ,segundo, uma forma de "energia negativa" que é o oposto do calor (energia).A Física diz que não existe frio ( levando em consideração o segundo conceito), pois não existe nem uma temperatura abaixo do zero absoluto (ausência total de energia,calor, e os átomos ficam totalmente parados),ou seja, se quiserem acreditar que o frio exista como forma de energia... podem acreditar... mas si quiserem saber vão ter que provar primeiro... Física eh um ciência que só lida com o saber e não com crer...

    ResponderExcluir
  19. podemos acreditar naquilo que é captado pelos nossos sentidos com muita facilidade mas eu acho meio estranho acreditar no que não é captado pelos nossos sentidos mas somente pela imaginação

    ResponderExcluir