18 de mar. de 2009

O FRIO NÃO EXISTE


Diz o conhecido ditado popular: "O frio é psicológico".

Como a maioria dos ditados populares, este também tem um fundo de verdade. Na verdade o frio não é uma entidade física. Ele não existe. Mas para explicar isso precisamos falar primeiro do seu oposto: O CALOR. O calor de fato existe, tanto que conseguimos visualizá-lo com aparelhos específicos que detectam radiação infravermelha. O Calor é definido na física como uma energia em movimento. Mais especificamente, uma forma de energia que sempre está se movimentando dos corpos de maior temperatura para os corpos de menor temperatura.

Por exemplo: todos seres humanos são seres chamados de homeotermos, isto é, tem temperatura corpórea constante. A temperatura do corpo humano é 36 graus Celsius. Esta temperatura não pode aumentar nem diminuir. Quando aumenta ficamos com febre. Quando diminui estamos com hipotermia. Então, digamos que hoje a temperatura do ambiente esteja 20 graus Celsius. Neste caso, o calor estará saindo do nosso corpo em direção ao ambiente. Mas se a temperatura do ambiente ultrapassar os 36 graus o fluxo de calor inverte: o calor começa a vir do ambiente para o nosso corpo.

Portanto, sentimos "frio" quando uma grande quantidade de calor deixa o nosso corpo rapidamente. Sentimos "calor" quando muito calor fica retido no nosso corpo. O FRIO é simplesmente um estímulo elétrico enviado pelo nosso cérebro para nos avisar que estamos perdendo muito calor. "Frio é psicológico". Ele não existe. Neste sentido, poderíamos dizer que FRIO É SIMPLESMETE A AUSENCIA DE CALOR. Ou, em outras palavras, que sentimos frio quando estamos perdendo muito calor para o ambiente.

81 comentários:

  1. Achei muito bom pois explica muito bem sobre o assunto frio não existe e possível mente frio pode ser psicológico.

    ResponderExcluir
  2. No entanto o que eu precisava Ricardo esclareceu, com essa texto pode explicar o pq o frio realmente não existe.Minha pesquisa Com alguns ajustes ficou ótima. Muito obrigada ....
    Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro não sei se a explicação da conta de esclarecer que o frio não existe. Eu posso pensar que o frio é uma entidade da natureza que tem seguinte propriedade: ele flui espontaneamente do corpo mais frio para o mais quente. O mais frio torna-se mais quente (perdeu frio) e o mais quente torna-se mais frio (ganhou frio). Apenas usei a mesma ideia que o autor para explicar o calor.

      Excluir
  3. parabéns escreveu muito bem e deu pra entender tudo!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom!!! Cientificamente ele nao existe!!!!
    ou ainda nao conseguiram esclarecer!!!mas nem td precisa ser comprovado cientificamente para que possamos acreditar...
    Eu acredito que existe frio sim, e que nao seja a ausencia do calor, pq se ele acontece é porq existe!!! Muitos cientista nao acreditam em deus, porq nunca consegiram cientificamente uma resposta, mas sera que precisamos sempre da Ciencia para acreditar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ouve, tens compreende que o frio é uma manifestação do nosso corpo que permite o agente corporal interpretar que necessita de calor - por isso manda sinais (sensação de frio) para que possamos reagir - e assim não entrar em hipotermia por ignorancia. Vês, JAPA, há formas que ignoras que faz o teu corpo sair da ignorancia? Queres tentar também?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Vou comprar essa, vamos sair um pouco do corpo humano e vamos sair da terra também vamos para a esfera do universo vejamos a sua grandeza infinita dizem que o universo todo é frio e escuro e vejamos outra questão os sientista conseguiram provar que existe materia na escuridão ou seja matéria escura. Então o que é o frio?
      Não sei só sei que o frio é mais poderoso que o calor então alguma coisa ou lei o sustenta, voltando para terra se observamos as leis na terra veremos que quanto mais um determinado gás ou objeto sofre uma compressão as moleculas se juntam e o frio acontece isso desmente a teoria de que o universo está em espansão pelo contrário ele está em processo de compressão pensando dessa forma poderemos explicar o frio

      Excluir
    4. Vou comprar essa, vamos sair um pouco do corpo humano e vamos sair da terra também vamos para a esfera do universo vejamos a sua grandeza infinita dizem que o universo todo é frio e escuro e vejamos outra questão os sientista conseguiram provar que existe materia na escuridão ou seja matéria escura. Então o que é o frio?
      Não sei só sei que o frio é mais poderoso que o calor então alguma coisa ou lei o sustenta, voltando para terra se observamos as leis na terra veremos que quanto mais um determinado gás ou objeto sofre uma compressão as moleculas se juntam e o frio acontece isso desmente a teoria de que o universo está em espansão pelo contrário ele está em processo de compressão pensando dessa forma poderemos explicar o frio

      Excluir
    5. Tb creio q frio existe; e temos ausência de Calor por causa do frio, tanto é q se eu me aproximar de um lugar frio, meu corpo começa a ter ausência de calor, ou seja, meu corpo ñ passa a sentir frio pq teve ausência de calor, mas ele passar a ter ausência de calor por causa do frio.

      é ir pra Antártida

      Excluir
    6. O fato de não ter Luz não significa que não poderá ter matéria, ou ter uma matéria escura.

      Pense:

      o universo está na escuridão (ausência de luz) mas existem vários planetas (ou materia) na ausência de luz. Se estivermos em nossa sala de estar, com nossos móveis, com a luz ligada, eles estaram lá, se apagamos a luz eles continuaram lá (como no universo). ...não é a luz da lâmpada que os fez ou a ausência dela para afirmarmos que são "matéria escura"
      Ou matéria clara

      Quem fez nossos móveis foi um carpinteiro (ou algo do genero)e não a luz ou a ausência dela .....

      logo o fato haver luz ou a ausência dela não determina a existência ou não dá matéria no Universo ou em nossa sala de estar.


      Excluir
    7. O Sol não criou O que há no Universo, assim como nossa lâmpada não produziu nossos moveis da sala de estar,

      Alguém criou o Sol para iluminar e aquecer o universo

      Assim como alguém "canalizou" a energia elétrica para iluminar, e as vezes aquecer com lâmpada encandecente nossa sala de estar

      Excluir
    8. A matéria estará lá, com luz ou sem ela,

      vc quer ser uma matéria que habita na luz ou que habita na ausencia da luz?

      Vc quer ser uma matéria que habita no bem ou na ausencia do bem?

      Lembre-se. ... a matéria não é má

      Cuidado onde vc habita...

      Excluir
    9. Seus argumentos são incrivelmente indecifráveis à luz de uma consciência desenvolvida e intrinsecamente humana.

      Excluir
  5. eu queria saber se tem alguma chanse de existir vampiros?

    ResponderExcluir
  6. JAPA,
    Você falou bem: "nem tudo precisa ser comprovado cientificamente para que possamos acreditar" - Isto foi abordado no site no tópico "Tomé, o incrédulo".

    O que se está sendo abordado neste tópico, contudo, é simplesmente que o frio é um termo criado para representar uma situação física onde o calor é escasso, ou, onde a quantidade de energia presente é desconfortável para o ser humano, que precisa de uma quantidade mínima de calor para manter os seus processos vitais.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a JAPA!
    Pra mim o frio existe sim,ele pode até ser ausência de calor,mas se é por isso q ele ñ existe,então eu descordo...Pq se for assim o preto tb ñ existe,é imaginação da cabeça de todos nós, pq preto é ausência de cor. A diferença é q ele se estuda,pq tem tonalidade e tal.
    Mas ai vem a física dzr q o frio ñ existe pq a própria ñ consegue estudá-lo!Eu acho q existem muitas coisas além do q a Fisica pode estudar,coisas além do conhecimento humano,por isso ñ aceito,e ñ concordo com suas explicações!Quem somos nós,quem é a Física p vir dizer q algo ñ existe pelo simples fato do conhecimento humano ñ conseguir estuda-lo ou coisa do tipo?!

    Enfim,acredito sim q o frio exista,assim como acredito em Deus,outro q a ciência tb ñ consegue provar a existência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. frio não existe...frio é uma palavra inventada por nós para explicar de forma rápida a ausência de calor q sentimos...assim como a escuridão.e isto só prova q realmente fomos criados por deus e q ele existe mesmo...pq diz a bibila q no principio deus criou a luz,portanto a luz passou a existir,ao contrario da escuridão q simplesmente é a ausência dessa mesma criação de deus.diz a biblia q deus é abundante em energia,e tudo q conhecemos e q existe é ou tem energia ao contrário do frio q não tem energia nenhuma...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. E muito loco. As pessoas se perdem nas proprias explicacoes. Na verdade tudo e nada e nada e tudo. Quem procurar entender acaba pirado. Por isso e que os pesquisadores sao vistos como loucos, pois quem procurar a resposta nao encontrara, e um misterio.

      Excluir
    4. Toda essa discussão iniciou quando perguntaram se Deus havia criado o mal....logo foi abordado sobre o calor e a ausência de calor (frio na concepção humana)

      Se assumirmos que o frio existe, teremos que afirmar que o mal existe e que foi criado por Deus, é que Deus logo seria mal...

      Entretanto se pensarmos como Parmênides (filósofo grego pré socrarico) "Ser ou não SER"

      "O ser é o que existe, o não ser logo é o que não existe"...não sou eu que digo, é sim Parmênides

      Se a física, por enquanto, afirma que o frio não existe, é sim há ausência de calor, pois o calor poder privado e o frio ainda não, não é de todo errado

      Ser ou não SER...o Ser existe, o não ser não existe...

      O ser é o calor, o não ser é o frio

      Deus criou a luz e não a ausência de luz ou a escuridão

      O Sol é fonte de luz e calor

      A falta do Sol provocará a ausência de luz e a ausência de calor

      A bíblia já tem a resposta sobre a existência ou não do mal, escuridão e frio, mas isso é a prática de fé cristã

      A.física ainda não pode provar a não existência destes acontecimentos, mas uma coisa deve ser dita, a confirmação destas.respostas só vão confirmar, ainda mais o que os cristãos, com sua fé (que.muitos.desprezam) já sabem....

      Mas como somos pesquisadores, devemos continuar pesquisando, a bíblia é um ótimo compilado de livros para a prática e pesquisa....

      Boa pesquisa a todos .....

      Excluir
    5. Me desculpem....errei no quinto parágrafo

      O que quis escrever é que

      " se a física afirma, por enquanto, que o frio não existe e sim a ausência de calor, pois o calor pode ser estudado e o frio ainda não, eles não estão tão errados assim"

      Excluir
  8. É. Tudo o que eu e meu professor conversamos se resume a isso. Entretanto, acho que ninguém é obrigado a acreditar na física. Existem cálculos matemáticos que confirmam isso, se eu não estiver enganada. Assim como tem pessoas que não acreditam na existência de Deus, existem pessoas que não acreditam na física, é relativo. Mas os cientistas acreditam em Deus só não sabem como Ele é, suas característica. Um fato disso é quando eles não sabem explicar tal coisa a resposta é DEUS. Até porque existem coisas inexplicavéis.

    ResponderExcluir
  9. Na verdade o que o articulista tentou demonstrar é que o frio na realidade é uma sensação térmica que nosso corpo capta através de seus sensores.
    No mais, tudo é temperatura, desde o zero absoluto até a mais elevada.

    ResponderExcluir
  10. Frio não existe, o que existe é ausência de calor.
    Deus existe, quem não acredita é devido a ausência de fé. :)

    ResponderExcluir
  11. Balela. Esse papo de que "frio não existe" é resultado de uma grande confusão. Concordo com o Positiva Treinamentos: "tudo é temperatura". Frio e calor são sensações, como o próprio autor mais ou menos reconheceu no começo do texto dizendo "é psicológico" -- na verdade não apenas psicológico, mas principalmente sensorial. Se formos partir do mesmo raciocínio usado para concluir que o frio não existe, também vamos concluir que o calor não existe, porque um é o outro lado da moeda do outro; isso é uma constatação lógica. A questão mesmo não é "o que existe" ou "o que deixa de existir" e sim como descrevemos um fato da natureza. Novamente: calor ou frio, tudo é temperatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, a pergunta certa é :

      Quem criou a temperatura ?

      Excluir
    2. Ai teremos a ciência do que foi criado ou não por meio deste criador...

      Excluir
    3. Ai teremos a ciência do que foi criado ou não por meio deste criador...

      Excluir
    4. Concordo, a pergunta certa é :

      Quem criou a temperatura ?

      Excluir
    5. Temperatura é somente uma medida numérica associada ao grau de agitação molecular, não é um ser ou entidade ou algo parecido. Algumas colocações feitas aqui são totalmente sem sentido.

      Excluir
  12. Tudo que é empirico existe, portanto frio existe para todos os que ele sentem! Para a existência de algo, não é preciso só de energia. Outras coisas podem sim agir em nosso corpo sem serem capazes de tal ato. Prova disto, o frio!

    ResponderExcluir
  13. Não concordo que o frio não existe. Sendo ele um fenômeno constatável pelos sentidos, uma sensação resultante da perda de calor, logo ele existe. Se ele é sensível, é também real, embora só exista como resultado da falta do calor. Talvez o nome frio é que não seje apropriado. Seria mais correto, embora nada prático, chamar de ausência de calor ou perda significativa de calor.

    ResponderExcluir
  14. Céus, será que os cristãos não percebem que isso não nos ajuda um pouco com os que não acreditam em Deus?
    O frio não existe. E podemos usar esse fato cientifico pra provar que Deus existe.
    Pois nós, mesmo sabendo que o frio não existe, acreditamos nele. E logo, as pessoas que dizem não acreditar em Deus porque nunca viram ou sentiram, estão erradas. Pois podemos sim acreditar em uma coisa com a qual não vemos.

    ResponderExcluir
  15. SE O FRIO Ñ EXITE OQ SENTIRÍAMOS QUANDO PERDERMOS CALOR SERIA NADA,Ñ SENTIRÍAMOS O OPOSTO DO CALOR ,E AUSÊNCIA Ñ ANULA A EXISTÊNCIA ,IGNORÂNCIA FALAR Q O FRIO É ESTÍMULOS CEREBRAIS , OS ESTÍMULOS CEREBRAIS SÃO OS AVISOS DE ALGO Q ESTÁ ACONTECENDO ,SE EXISTISSE Ñ HAVERIA PERDA CALOR, SE EXISTE A BAIXA TEMPERATURA É PQ EXISTE OQ MEDIR TERMICAMENTE. Ñ PODEMOS SENTIR CALOR SEM SABER OQ É O FRIO .

    ResponderExcluir
  16. O que ninguém tá levando em conta, é que o ser humano precisa estar com 36°, obviamente, se a temperatura é menor, nos fará SENTIR frio, pois nosso organismo precisa estar na temperatura correta, para que não ocorra, como no site diz, uma hipotermia.
    Poxa, frio é só uma palavra usada pra distinguir os nossos sentidos, caramba. Que ignorancia de quem distorce tudo e tem sempre que colocar "Deus" no meio das coisas.

    ResponderExcluir
  17. Como explicar as frentes frias? Como elas se formam? Como elas avançam de um lado para outro se não existe frio? Por que existem estações quentes e frias?

    ResponderExcluir
  18. Bem a palavra frio pode ter dois conceitos: primeiro conceito ela eh uma sensação ,segundo, uma forma de "energia negativa" que é o oposto do calor (energia).A Física diz que não existe frio ( levando em consideração o segundo conceito), pois não existe nem uma temperatura abaixo do zero absoluto (ausência total de energia,calor, e os átomos ficam totalmente parados),ou seja, se quiserem acreditar que o frio exista como forma de energia... podem acreditar... mas si quiserem saber vão ter que provar primeiro... Física eh um ciência que só lida com o saber e não com crer...

    ResponderExcluir
  19. podemos acreditar naquilo que é captado pelos nossos sentidos com muita facilidade mas eu acho meio estranho acreditar no que não é captado pelos nossos sentidos mas somente pela imaginação

    ResponderExcluir
  20. a é mesmo?eles dizem que o frio não existe,só uma resposta, existem as chamadas "temperaturas" as temperaturas +: acima de zero, e as temperaturas -: abaixo de zero, igual aos números acima de zero 1.2.3.4.5.6..., abaixo de zero .-1.-2.-3.-4.-5.-6..., o elemento "frio" está posicionado na lista numérica "abaixo de zero" por exemplo -10º graus abaixo de zero é representação da temperatura "fria", então se o "frio" não existisse provavelmente não existiria o "calor" é a mesma coisa a vida, se não existisse o "bem" não existiria o "mal" porque Deus nos criou perfeitos assim dizem, mais pela perfeição sai o ódio e a destruição e o "mal" é a mesma coisa do anjo que foi banido por trair Deus, nome do anjo "satanás" ele foi o começo do mal por ser o começo do mal foi de lhe dado o nome de "Diabo" o ser mais maligno existente. Olhem a crise mundial e percebam. Pessoas estão matando e roubando, escravizando, destruindo, e não venham dizer que é por que o Diabo está influenciando as mesmas pois tudo que ocorre na terra é resultado de nossos atos, não de Deus nem do Diabo, lhes digo uma coisa, não acreditem em tal palavra de um estranho, pois a ciência e a física e tudo que estuda o universo não pode explicar o que sentimos, como eles podem dizer que o que nós sentimos não é frio? só pq eles dizem isso não quer dizer que seja verdade, e mesmo que fosse, cada pessoa sente uma coisa diferente, então se pararem para pensar " existe o ventilador" sim ou não? Resposta: sim , o ventilador tem como objetivo transmitir ondas de temperatura invertida, como assim temperatura invertida? a temperatura normal é o "calor" pois é o ventilador transmite o frio, só nós mesmos sabemos o que sentimos, não a ciência, então acreditem no que vocês sentem, se vocês sentem dores nas costas, como uma outra pessoa pode dizer que você sente dor na barriga? pois então a ciência e a física não sabem de tudo, tudo o que elas nos fornecem são teorias e não comprovações, quem seria Albert Einstein se outras pessoas não tivessem descoberto o universo? Albert Einstein simplesmente estudou as descobertas de outras pessoas e tentou fazer outra. Gênio não é ele, e sim Deus por criar tudo perfeito. Vocês dizem "se Deus criou tudo perfeito, por que tem gente que mata hoje em dia? só lhe digo uma coisa, Deus criou as almas perfeitas, e o corpo humano, a única coisa que mudou foi nossos atos e nossa mente, Deus deu o livre arbítrio para pensarmos em o que quiséssemos, tirando em conta isso ele nos deu acesso a "ter diferentes atos" mais é claro nem todos atos ele permite, mais como muitos seres humanos são hipócritas e falsos desrespeitam o que Deus proibi, mais fazendo isso só atraem a punição para eles mesmos, Deus é justo, então não venham dizer que frio não existe, fantasmas não existem, monstros, entidades, almas e etc pois se Deus existe, tudo pode existir, então não falem o que não sabem, a ciência e a física diziam que um OVNI: Objeto Voador não Identificado" não existia, mais então ouviram falar de diversos casos de aparecimentos de OVNIS e se tocaram que estavam errados ao dizer que os mesmos não existiam! então não procurem falar o que "existe" e o que "não existe" procure provar antes de dar sua opinião, "não se desesperem se outros não acreditam em tua palavra pois o que tu acredita só tu sabes e já viu"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Numa boa, vc entendeu alguma coisa do que vc escreveu?

      Excluir
    2. Calor refere-se a energia, na esfera que o termo temperatura se enquadra podemos identificar dois polos, frio e quente, para que um exita não necessita que o outro também exista, mas sim que não exista, ou seja; para que o frio se sobressaía, a energia depositada para esfriar tem que ser maior do que para esquentar. Ou seja, o frio exite, é energia, como o calor também é energia.

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu tive que criar uma conta aqui só para comentar minhas risadas.. o cara fala de religiao, bem e mal e termina em OVINI ? era para falar sobre frio..

      Excluir
    4. Você conseguiu cometer 2 erros grotescos em 1 frase: 1º misturar ciência e religião 2º em dizer que a ciência falava que OVNI não existe eles sempre existiram pois como você disse ''Objeto Voador Não Identificado'' oque a ciência não pode confirmar é se existem seres extraterrestres

      Excluir
  21. vamos deixar bem claro, o Calor é uma energia positiva (+) e o Frio é uma energia negativa (-), é o mesmo do elétron que tem carga elétrica (-) ou seja carga negativa, e o próton que tem carga elétrica (+) carga positiva, sabendo disso podemos comprovar que o "frio" existe no termo "sensação" e no outro termo "reflexão", sensação é quando nosso corpo sente a energia de algo, o toque de algo, o elemento de algo, e reflexão é quando nós paramos para pensar se o que sentimos é mesmo real ou é fruto de nossa imaginação, eu acho bem difícil nosso corpo captar energias imaginarias, pois nós só sentimos coisas reais, é a mesma coisa do ódio, acham que é simplesmente uma coisa que nossa imaginação inventou" não, o ódio é criado a partir do sofrimento, quando uma criança sofre bullying na escola, as vezes ela não resiste a tanto sofrimento, levando a fúria e vingança, Juntando os "2" formasse o ódio, depois que a pessoa é pegada pelo ódio, ela mata e faz tudo de mal que possa existir, então pense bem antes de mexer com o que você não conhece pois um dia o mesmo pode se voltar contra você, bom espero ter ajudado em algo.

    ResponderExcluir
  22. Dizer que o frio é psicológico poderia ser equivocado, já que "psicologia" se trata do estudo que envolve a alma (psique, vem do grego e significa alma). O frio, por sua vez, envolve a parte física do corpo. A energia cinética das moléculas, caracterizam o "calor". Então é como se as moléculas do nosso corpo se "agitassem" sempre que recebemos mais calor. No sentido inverso, o frio seria a perda de energia do corpo para o ambiente, ou a perda de energia cinética das moléculas do corpo para as moléculas do ar, do piso, de um assento ou qualquer outro meio (gasoso, líquido ou sólido) como o qual temos contato. O corpo, no entanto, tem defesas naturais. Em algumas regiões do nosso corpo sentimos mais frio que outras (como as mãos e os pés), essas partes são desprovidas de tecido adiposo (camada de gordura) que serve como um mecanismo de isolamento do organismo evitando perda de calor. Um outro mecanismo de defesa natural do corpo é "tremer". Quando seu corpo "sente frio" (ou perde calor para o meio) e não possui nenhum isolamento natural (gordura) ou artificial (sua própria roupa), o corpo tende a tremer. Enquanto que, para os casos de locais quentes, a pessoa soa e a umidade da pele retira calor de sua superfície para evaporar, resfriando a pele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (ainda sobre "tremer") ao tremer, o corpo aumenta a energia cinética de suas moléculas aumentando, consequentemente, o calor.

      Excluir
  23. Na realidade, percebo muito sensacionalismo e pretensiosidade da parte das pessoas que tentam responde a pergunta:"A escuridão existe?"... "O frio existe??"... "O mal existe??"...
    De fato, sou estudante da área de exatas e o que eu tenho percebido é que nem mesmo os cientistas tem resposta plausível para essa pergunta, pois há muita contradição entre eles. O que deveria ser perguntado é: Como posso saber se trevas ou frio existem realmente?? Pois o que percebo também é que os termos se inverteram, a final os próprios cientistas dizem que o que havia antes do "suposto" Big Bang, era o "Nada", e uma vasta escuridão! Ou seja na realidade foi a luz que se originou das trevas e não o contrário! É sabido que tudo que existe, existe com uma finalidade! A luz existe em função da escuridão, e não o contrário, pois com a presença da escuridão, teve-se a necessidade de se criar a luz... É só usar o raciocínio lógico!!!!

    ResponderExcluir
  24. Frio não se manisfesta como uma energia!
    Calor = Energia térmica
    Sim, é somente a ausência de calor.

    ResponderExcluir
  25. Se a sensação de "frio" ocorre porque nosso corpo, estando a uma temperatura maior que a do ambiente, cede calor ao ambiente, é evidente que o "frio" NAO é ausência de calor, pelo contrário, sentimos "frio" porque estamos perdendo calor. Agora, se o termo "frio" não é um termo científico já é outra historia. Perder calor ou sentir frio é uma questão de semântica.

    ResponderExcluir
  26. parabéns.Física é um assunto dificil de se falar,pois é uma matéria muito complexa,contudo voce explicou muito bem .

    ResponderExcluir
  27. Piada kkk o calor é a ausência do frio logo o calor nao existe.
    Cerveja gelada nao existe buaaaaaa é tudo da minha cabeça. Num sabem de nada ah esqueci ateu usa so 10% do cérebro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deveria se tornar ateu entao, quem sabe assim elevaria a sua capacidade para 10% - Wesley Araujo
      concordo.

      Excluir
  28. Vc deveria se tornar ateu entao, quem sabe assim elevaria a sua capacidade para 10%

    ResponderExcluir
  29. Um longo debate (bem confuso, por vezes) sobre temperatura.

    ResponderExcluir
  30. Sim. O preto não existe mesmo. Assim como cor nenhuma existe. O que existe é a capacidade dos objetos de refletirem a luzes de diferentes frequência e comprimento de ondas que compõem a luz branca. Entre em um túnel iluminado pela luz de vapor de sódio que é amarela. Você vai ver a cor da sua camisa alterada. Apesar de sua camisa ter capacidade de refletir, por exemplo, a cor verde, você só conseguirá ver apenas a cor amarela porque as luzes de outras cores não existem. Se não houver luz alguma, você verá sua camisa preta mesmo que ela seja branca, ou seja, tenha a capacidade de refletir a cor branca, ou seja, tem a capacidade de refletir todas as cores do espectro da luz branca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas se não houver luz alguma tenho certeza que vc não verá sua camisa.

      Excluir
  31. Todos temos o direito de duvidar da Ciência. Temos até o direito de duvidar dos nossos pais, ou do que dizem nossos professores ou até de Deus.
    Mas vai aqui uma advertência: Se você for fazer um vestibular, é bom você acreditar pelo menos nas palavras do seu professor e também naquilo que está escrito nos Livros. Se não acreditar volte no ano que vem e faça o exame novamente.

    Segue abaixo uma questão de uma prova aplicada no vestibular da FGVRJ.
    1. (Fgvrj 2011) Sob a luz solar, Tiago é visto, por pessoas de visão normal para cores, usando uma camisa amarela, e Diana, um vestido branco. Se iluminadas exclusivamente por uma luz azul, as mesmas roupas de Tiago e Diana parecerão, para essas pessoas, respectivamente,
    a) verde e branca.
    b) verde e azul.
    c) amarela e branca.
    d) preta e branca.
    e) preta e azul.
    resposta: e) preta e azul

    ResponderExcluir
  32. O frio existe sim. O que vc me diz do gelo ele eh gelado tem uma determibada temperatura e o fogo e quente ele também tem uma determinada temperatura então sabendo q oa dois tem temperatura nao tem como dizer q um existe e o outro não.

    ResponderExcluir
  33. A fisica e a Ciencia tenta enfiar na mente das pessoas, suas propias conjecturas afim de promoçao de algo novo,mais e bom lembrar que os propios diziam que a terra era plana e sustentada por animais,e por isso que a biblia diz a sabedoria do homem e tolice pra Deus

    ResponderExcluir
  34. A fisica e a Ciencia tenta enfiar na mente das pessoas, suas propias conjecturas afim de promoçao de algo novo,mais e bom lembrar que os propios diziam que a terra era plana e sustentada por animais,e por isso que a biblia diz a sabedoria do homem e tolice pra Deus

    ResponderExcluir
  35. Que chato que descobriram a lei que eu estava fazendo em relação ao calor nas últimas horas e eu estava tão perto. Sem me gabar.

    ResponderExcluir
  36. Que chato que descobriram a lei que eu estava fazendo em relação ao calor nas últimas horas e eu estava tão perto. Sem me gabar.

    ResponderExcluir
  37. Num sentido mais lato o frio é a medida de redução de velocidade dos electrões em redor do átomo...Se fosse possível travar o movimento de todos os electrões em volta de seus átomos,a matéria formada por esses mesmos átomos,desapareceria por completo.

    ResponderExcluir
  38. Num sentido mais lato o frio é a medida de redução de velocidade dos electrões em redor do átomo...Se fosse possível travar o movimento de todos os electrões em volta de seus átomos,a matéria formada por esses mesmos átomos,desapareceria por completo.

    ResponderExcluir
  39. Apenas jogo de palavras. Tivemos que criar palavras para nos expressar, e quando sentimos o aumento de temperatura dizemos que está calor e o oposto frio. O Frio em si pode não existir, ou seja, não se tem uma fonte geradora de frio como existe a do calor.

    Acaba ficando um jogo de palavras, pois nós humanos sentimos o calor e o frio, mesmo que seja a "ausência de calor". Essa ausência que é chamada de frio, dizer que está frio não é dizer que se tem uma fonte geradora de frio, mas que está sem fonte de calor e por consequência estamos sentido essa ausência, o dito frio.

    Esse exemplo é comumente utilizado para analogias em relação à existência de Deus. Outra argumentação pra lá de falha. Se poderia aplicar para qq coisa, até para a existência de um elefante rosa por exemplo.

    "Se não sabe explicar, não invente, aceite até que com o tempo, pesquisa vc consiga ter argumentos de fato concretos. Enquanto não se tem fica-se na suposição/teoria"

    ResponderExcluir
  40. Discordo. Se fosse assim, a perda de calor seria "infinita" e não finita como detectamos.
    Alem disso o frio é uma constante. Seria o mesmo que dizer que não existe ferro solido. É ausência de pressão suficiente + ausência de calor suficiente para que ele fique liquido ou evapore.
    Se eu posso "calcular" o zero absoluto, ele existe.
    A diferença é que para quando isso foi analisado, para concepção deles, não existia nada abaixo de zero, nada calculável. E sabemos principalmente hoje, com a física quântica, que isso não é verdade. Principalmente com o multiestado e nultiverso.

    ResponderExcluir
  41. Bom pessoal! Na minha humilde opinião, existe muitas coisas a ser levada em conta, mas de antemão já digo que concordo que o frio não existe, pelo menos da maneira que o percebemos.
    Vamos analisar o " GRANDE" e o "PEQUENO" se você está acostumado a ver o objeto por exemplo um abaxi, de 2 kilos quando você encontra um de 3 kg você diz nossa que abacaxi grande. Citei o abacaxi porquê aconteceu comigo de ver um abacaxi de 5kg e ficar adimirado com o tamanho e o feirante disse: Se vc esperar para amanhã eu trago os grandes. Ou seja pra ele aqueles de 5kg eram pequenos e pra mim eram grandes depois fui descobrir que ele produz abacaxi de 18 kg por isso aqueles eram os menores. Moral da história, frio e calor não existe, o que existe é a temperatura alta ou baixa. E determinamos frio quando entendemos que ela está baixa e calor quando ela está auta. Por exemplo sou criado no interior do Goiás e o clima é ameno mas no inverno faz frio, quando comecei a viajar Rondônia e coincidiu de está passando uma frente fria e é temperatura chegou à 15 gráus eu via o povo todo de blusas e empacotados como se fossem morrer de frio, e é a sensação térmica era de uns 25 porquê não tina vento. Entendeu gente ? Frio e calor, grande e pequeno, sujo e limpo, longe ou perto etc... depende dos nossos sensores e são nomes que criamos para abreviar as unidades de medidas.

    Agora quanto à Deus aí já é outra história: Quer saber mais sobre Deus? Entra no meu canal youtube www.YouTube.com. br/danielnarcizoribeiro e deixe comentários pedindo vídeos explicativos E terei maior satisfação em responder. Podem também ir em minhapágina do face www.Facebook.com/adedegoiania

    ResponderExcluir
  42. Oi, eu só fiquei com uma dúvida e uma resposta.

    Minha dúvida é: se existe o frio, como vc explica o inverno?

    ResponderExcluir
  43. Vamos inverter está possibilidade!

    E se disséssemos que é calor que não existe?

    ResponderExcluir
  44. socorro gente frio nao existe credo para de meter deus nisso k ri muito... frio é só a ausência de calor

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Muito comentário infundado. Pessoas falando de física baseadas apenas em opinião

    Calor é energia térmica, vibração da matéria, um corpo com temperatura maior troca energia com outro(s) de menor temperatura, até atingir o equilíbrio e sempre nessa ordem. O corpo que "vibra" mais vai passar essas vibrações para o corpo que vibra menos, consequentemente as vibrações do primeiro vão diminuir e do segundo aumentar, alcançando o equilíbrio.

    Se vc aproximar ferro a 1538ºC da sua mão, suas moléculas estão numa certa vibração e o ferro numa vibração muito maior, o que acontece é que nessa troca de energia, as moléculas da sua mão vibram tanto que vão chegar à ruptura (queimadura no melhor dos casos. O mais provável é que as moléculas vibrem tanto que não voltarão à posição inicial, essas moléculas estão "mortas")

    É fácil de entender! O zero absoluto ou zero Kelvin seria o estado em que não há nenhuma vibração, nenhuma energia. Daí o motivo de não existir frio e sim ausência de calor

    Quando se sente "frio", é na verdade sentir perda de calor para o meio.

    Para provar que frio nao existe, pense no caso de uma pessoa a 36ºC esquentando alguém com temperatura menor. O que sempre vai acontecer é a pessoa com maior temperatura vai perder um pouco de calor e a segunda se esquentar, receber calor. Se o frio existisse como energia a segunda pessoa perderia mais temperatura corporal.

    E por isso a analogia com bem e mal do filósofo santo agostinho. Que o mal na verdade não existe, não é substância e sim a ausência da bondade. Seria o afastamento de Deus

    A morte é a ausência de vida.

    “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (João 11.25)

    Sendo Deus a fonte da vida, longe dele só existe morte.

    E aí vemos que não é uma ameaça e sim um chamado, pois só há vida n'Ele e para todos que pelo livre arbítrio a quiserem

    Lembrando que a conexão com Deus não está na religião, embora em algumas possamos conhecer melhor o Deus único e criar intimidade conhecendo sua palavra.

    PS: Me espanta ver quem é crente num Deus do impossível, acreditar que tudo foi feito num passe de mágica e que a ciência (nome dado por nós) não pode ser obra desse Engenheiro/Arquiteto! Afinal existem leis físicas, o trabalho do Homem é tentar DESVENDAR o que já existe.

    Tirem tbm a venda dos olhos

    Pra finalizar:
    Exergamos uma determinada frequência de luz, no espectro dos 400 a 700 nm. E todo o espectro restante?

    Da mesma forma que cores não existem e nosso cérebro as entende pelo comprimento de cada onda que alcança a retina, porquê duvidar que o que não enxergamos não existe?

    As-salamu Alaykum

    SHALOM ALEICHEM

    A Paz de Deus seja convosco!

    ResponderExcluir