13 de mar. de 2009

TEMPERATURA

Definição de temperatura:
Temperatura é o nome dado a grandeza física que expressa a medida da agitação dos átomos ou moléculas de um corpo. Como sabemos, todos os corpos são feitos de átomos e moléculas que estão em constante agitação. Quanto maior é agitação dos átomos do corpo, maior será a temperatura do corpo. Quando a agitação (ou vibração) dos átomos pára completamente, não há mais como diminuir a temperatura do corpo. Neste caso, dizemos que o corpo chegou na menor temperatura possível para a matéria: o ZERO ABSLUTO. Na escala Célsius esta temperatura corresponde a – 273 graus.

Escalas Termométricas:
Existem três grandes escalas utilizadas internacionalmente para medir temperatura. A escala Célsius, criada pelo cientista Anders Célsius; a escala Fahreinheit, criada pelo cientista Gabriel Daniel Fahrenheit; e a escala Kelvin, criada pelo inglês Lord Willian Thompson Kelvin.

A diferença entre as escalas:
Tanto Celsius quanto Fahreiheit definiram temperaturas convenientes para o ponto de fusão e ebulição da água (temperatura em que a água congela e ferve, respectivamente). Celsius preferiu definir como temperatura para o ponto de fusão da água 0 grau, e para o ponto de ebulição 100 graus. Já o Fahreiheit preferiu definir 32 graus e 212 graus para o ponto de fusão e ebulição da água, respectivamente.

A escala Kelvin teve uma outra maneira de ser construída. O cientista inglês descobriu através de seus termômetro a gás que a menor temperatura possível para a matéria era – 273 graus celsius. Então criou uma escala que se iniciava nesta menor temperatura. Por isso a escala Kelvin é conhecida até hoje como ESCALA ABSOLUTA.

Peculiaridades:
A ESCALA CELSIUS é a escala de temperaturas mais difundida no mundo.
A ESCALA FAHREINHEIT é uma escala mais precisa que a escala Celsius para obter frações de temperaturas. Ou seja, a cada variação de 1 grau na escala Celsius temos uma variação de 1,8 graus na escala Fahreinheit.
A ESCALA KELVIN é a escala mais correta das três, por iniciar a contagens das temperaturas no ZERO ABSOLUTO (-2730 C).

5 comentários: